Sobre o Blog:

Este blog foi criado em benefício a Campanha que estamos fazendo para Laís Silva Neto ter a possibilidade de fazer um tratamento com célula tronco. Aqui vai haver posts sobre o andamento da campanha e outras informações.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

células tronco

Transplante e uso de células-tronco será tema de Congresso
Doenças auto-imunes podem ser tratadas com nova terapia celular que poderá propiciar melhor qualidade de vida aos pacientes com diabetes tipo 1, lúpus eritematoso sistêmico e esclerose múltipla.

O XV Congresso da Sociedade Brasileira de Medula Óssea, que acontece de 11 a 14 de agosto no Centro de Convenções do Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro, terá como um dos temas o uso de células-tronco hematopoéticas (CTH), capazes de produzir tecidos de ossos, cartilagem e músculo cardíaco.

Nos últimos anos, foram desenvolvidas várias pesquisas relacionadas ao uso dessas células no tratamento de algumas doenças auto-imunes. O tratamento é feito por meio do transplante autogênico de células tronco hematopoéticas (TACTH) ou seja utilizando células do próprio paciente. Algumas doenças como diabetes tipo 1, lúpus e esclerose múltipla, já estão sendo tratadas com o TCTH em grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo. Estudos comprovaram, por exemplo, que pessoas que sofriam de diabetes tipo 1, tiveram melhora significativa, deixando até de utilizar a insulina por vários anos.

Os estudos sobre o transplante de medula óssea (TMO) para outras enfermidades não hematológicas ou neoplásicas, de acordo com presidente do Congresso, Dr. Luis Fernando Bouzas, são casos sem grande perspectiva de melhora com os tratamentos que existem hoje, como a esclerose múltipla e sistêmica. “A possibilidade com o transplante é de proporcionar uma qualidade de vida completamente diferente aos pacientes, pois o transplante aumenta a sobrevida, estabiliza a enfermidade e reduz a necessidade de medicamentos por muitos anos”, afirma o especialista.

Medicina Regenerativa: novos horizontes- A medicina regenerativa, que faz uso de CTH e Mesenquimais (CTM) para a recuperação de certos tecidos danificados, é outra novidade que será tratada no Congresso. Consiste em fazer aplicações de CTH/CTM diretamente sobre o tecido lesado, como o coração após um infarto ou comprometido com doença de Chagas. A Universidade de São Paulo (USP) tem utilizado a injeção de CTH diretamente em ossos fraturados, onde foi constatado uma recuperação muito mais rápida do paciente, bem como em doenças neurológicas e vasculares, porém ainda sob protocolos de pesquisa.

Apesar de se encontrar em fase experimental, já existem pedidos de autorização para que os procedimentos com CTH/CTM entrem na rotina do SUS – Sistema Único de Saúde. Estes procedimentos encontram-se em fase de discussão em grupos de trabalho da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e dos Ministérios da Ciência e Tecnologia e Saúde, cuja conclusão será a normatização/regulamentação do preparo das células para o uso terapeutico.

Além do TCTH e da Terapia celular com CTH e CTM, outros temas importantes serão discutidos no Congresso: .A seleção ideal de doadores no tratamento de doenças hematológicas malignas |.O uso das células do Sangue de Cordão Umbilical |.Simpósio de HLA e Doenças |.Biologia da Célula Tronco normal e tumoral .TCTH – Tendências dos últimos 30 anos |.TCTH em Pediatria |Transplante alogênico em pacientes idosos |.Prevenção e Atuação nos Acidentes nucleares e radioativos .Aspectos Multidisciplinares do TCTH |. Principais complicações do TCTH e seu manejo|.Apresentação de resultados e propostas futuras dos Centros de TCTH Nacionais.

O encontro tem parceria com o ISCT (International Society for Cellular Therapy ou Sociedade Internacional para Terapia Celular) e terá a participação de entidades co-irmãs como a Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH), Associação Brasileira de Histocompatibilidade (ABH) e Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE).

Também será realizada reunião dos representantes Latino Americanos sob a chancela da Worldwide Bone Marrow. Transplantation (WBMT ) e da SBTMO, no sentido de organizar uma possível Sociedade Latino Americana de TCTH, fortalecendo o desenvolvimento da atividade em nosso continente.

.[XV Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea – SBTMO, dias 11 a 14 de agosto de 2011, no Centro de Convenções do Hotel Windsor Barrak, Avenida Lucia Costa, 2630 - Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ].

Fonte: Revista Fator

Nenhum comentário: