Sobre o Blog:

Este blog foi criado em benefício a Campanha que estamos fazendo para Laís Silva Neto ter a possibilidade de fazer um tratamento com célula tronco. Aqui vai haver posts sobre o andamento da campanha e outras informações.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Evento reúne as maiores autoridades em células-tronco do Brasil e Argentina


Evento reúne as maiores autoridades em células-tronco do Brasil e Argentina
O Programa Binacional de Terapia Celular Brasil/Argentina e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) promovem, de segunda (6) a sábado (11), no Parque Tecnológico da PUCPR, o Curso de Isolamento e Cultivo de Células-Tronco Mesenquimais em Condições GMP (Good manufacturing practice).


Patrocinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, o curso reunirá as maiores autoridades em células-tronco do Brasil e Argentina e contará com cerca de 70 participantes dos dois países.

Segundo o coordenador do Núcleo de Tecnologia Celular da PUCPR e do Programa Binacional de Terapia Celular Brasil/Argentina, Paulo Roberto Brofman, o curso é a primeira atividade do Programa e tem como objetivo discutir e estabelecer as normas de cultivo com células-tronco mesenquimais, além de formar mão-de-obra qualificada para atuação em pesquisas nos dois países.


As células-tronco mesenquimais são células progenitoras encontradas em muitos tecidos adultos e apresentam um grande potencial em terapia celular pela capacidade de se diferenciar in vitro em vários tipos de tecidos.


Entre os palestrantes do curso, destaque para o coordenador do Center for International Blood and Marrow Transplant Research (CIBMTR) dos Estados Unidos, Marcelo Pasquini, que falará sobre o desenvolvimento do registro internacional de terapia celular. Fernando J. Pitossi, do Laboratory of Regenerative and Protective Therapies of the CNS (Leloir) da Argentina, uma das maiores autoridades em células-tronco mesenquimais e doenças neurológicas, falará sobre terapia genética com células-tronco mesenquimais.



Outros destaques são a coordenadora do Banco Público de Sangue de Cordão Umbilical da Argentina, Cecília Gamba; Julio Cesar Voltarelli, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto; Rosalia Mendez Otero, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho; Antonio Carlos Campos de Carvalho, do Instituto Nacional de Cardiologia (RJ) e coordenador da Rede Nacional de Terapia Celular; e Ricardo Ribeiro dos Santos, do Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz – Fiocruz e coordenador do Centro de Tecnologia Celular da Bahia.



Assessoria de Comunicação da APC


Fonte: Planeta Universitário

Nenhum comentário: